Homem

Homem
Depois de ter feito todas as mais criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea; formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de almas viventes, racionais e imortais; fê-los conforme a sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a lei de Deus escrita em seus corações e poder para a cumprir, com domínio sobre as criaturas, contudo sujeitos a cair. (Catecismo maior).
Diferentemente de Deus, o homem não é eterno. O homem foi criado. Criado, porém, de uma forma especial, com uma atenção especial. O texto de Genesis 1. 26-30 mostra este fato para nós.
Criado a Imagem e Semelhança
A única coisa que teve o destaque de ser criado a Imagem e Semelhança de Deus foi o Homem. Todos os outros seres foram criados de acordo com a sua espécie, sejam plantas ou animais. O termo “imagem” e “semelhança” são utilizados como sinônimos, deste modo, não se referem a coisas distintas. No NT vemos em I Coríntios 11.7 o homem como Imagem e glória de Deus. Assim, podemos concluir que os termos não se referem a coisas distintas. E outro fato é que o homem é criado como coroa da glória de Deus. Essa imagem e semelhança se dão no verdadeiro conhecimento, justiça e santidade. Entretanto, quando Adão e Eva pecaram o homem perdeu parte da imagem de Deus, ou seja, o verdadeiro conhecimento, justiça e santidade não são mais perfeitas. Somente em Jesus Cristo elas são regeneradas.
As partes do homem:
Dicotomia: O homem é composto de duas partes – corpo e alma (espírito é a mesma coisa de alma neste caso). Mateus 6.25
Tricotomia: O homem é composto de três partes – corpo, alma e espírito (todas distintas). Hebreus 12.23
A origem da alma/espírito no individuo: Como o homem recebe a alma quando nasce?
Pré-existencialismo: As almas existem num estado anterior a formação do corpo, uma espécie de espiritismo disfarçado.
Traducionismo: As almas são produzidas juntos com os corpos, portanto, são passadas de pai para filho. Deus capacitou o homem para gerar seres humanos completos.
Criacionismo: Está teoria defende que Deus cria uma nova alma para cada individuo no momento em que ele nasce. Hebreus 12.9. A primeira é rejeitada por quase todos os evangélicos a segunda e a terceira são aceitas por muito, porém, elas têm suas dificuldades. É um assunto que será resolvido no céu.

O homem foi criado para glorificar a Deus (Rm 11.36), Criado com destaque, a imagem e semelhança de Deus. Você é especial.


Lourival Pupo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devaneios sobre cura

Devaneios sobre a idade

Devaneios sobre o Salmo 46.10