As cinco bases da Reforma




Hoje comemoramos 496 anos da Reforma Protestante. Por isso resolvi escrever sobre as cinco bases que uniam o pensamento dos reformadores. Lembrando que a Reforma foi um movimento político religioso no qual, muitas pessoas e países se viram livres do jugo e domínio da Igreja Católica. Foi um marco na história. Através deste movimento tivemos muitos privilégios. Tais: Ter acesso a Bíblia na linguagem popular, ou seja, no nosso idioma. Tivemos uma liberdade maior de expressão e liberdade. Recebemos o beneficio de escolha na qual podemos pensar, ao invés de simplesmente aceitar. Bom esses pontos ficam para uma próxima vez. Por enquanto bastam esses cinco que estão abaixo. Deus abençoe.  

Só as Escrituras
A Igreja tinha um tripé doutrinário que dirigia a Igreja. Era a Bíblia, a tradição e o Papa.
Na Reforma, os reformadores afirmaram ser somente um elemento que dirigi a vida do cristão: A Bíblia. Não a outro documento que contenha as palavras e vontades de Deus para a humanidade.
Hebreus 4.12; Salmo 119.105; Salmo 119.160.

Só Cristo
Um combate direto ao conceito de que Maria seja corredentora junto com Cristo. A salvação se dá somente por Jesus. Não há outro caminho. Outro meio. Hoje as pessoas costumam dizer que todos os caminhos levam a Deus. Entretanto, isso não é verdade.
Atos 4. 10-12; 1 Timóteo 2.5

Só a Graça
A crença Católica Romana indica um semi-pelagianismo, ou seja, o homem é capaz de colaborar para a sua salvação através de boas obras. Neste pensamento, Jesus só pagou pelo pecado mortal, mas, o ser humano precisa pagar pelo pecado venial, que não leva a morte. Então, eles inventaram a doutrina do purgatório. Não vemos em lugar nenhum da Bíblia sobre o purgatório. Somos salvos pela graça de Deus. Algo que não merecemos, porém pela obra de Jesus nós fomos alcançados.
Efésios 2.8-9; 2 Coríntios 12.9

Só a Fé
No período da Reforma as pessoas eram enganadas para que recebessem a salvação de Deus, eles tinham de pagar as indulgências. Mas louvado seja Deus por homens usados por ele para nos lembrar que esse foi um favor que veio mediante a Fé. Não a Fé como muitos usam hoje, para fazer uma troca com Deus. Mas uma Fé na pessoa do Senhor Jesus.
Romanos 1. 17; Hebreus 11.6

Glória Somente a Deus 
Quanto mais olhamos para a história percebemos que o homem deseja usurpar, pegar o lugar de Deus. Algo que fundamenta o pensamento reformado diz respeito de que a Glória é de Deus. Tudo que temos, que somos, ou viremos a ter é por causa dele.
Romanos 11.36; Apocalipse 4.11; Apocalipse 7.12


Hoje nós precisamos recuperar essas marcas na vida de nossas igrejas.

Lourival Pupo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devaneios sobre cura

Devaneios sobre a idade

Devaneios sobre o Salmo 46.10