Devaneios sobre Descanso/Shabat/Restfy

 



Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. (Mateus 11.28)

 

Me lembro uma vez quando voltava do treino de futebol em que meu corpo estava extremamente cansado, eu não conseguia andar direito, praticamente me arrastava, até que enfim cheguei em casa exausto, sem forças. Provavelmente você já experimentou algo parecido. Um esgotamento tão grande que não conseguia fazer muita coisa. Nos últimos dias experimentei algo semelhante. No dia em que recebemos alta hospitalar, meu corpo estava tão esgualepado que doía muito, e só queria dormir, e se você já viveu algo assim, sabe que não consegue dormir nesse momento.

 Isso me faz lembrar que não somos máquinas. Apesar de o mundo naturalista que estamos inseridos afirmar que o corpo humano é a máquina perfeita, não é essa a expressão bíblica, e na verdade o que a prática revela aponta para outro caminho. De forma empírica notamos a fragilidade do nosso ser. A Bíblia fala que somos (a integridade do ser, corpo, alma/espírito) a imagem e semelhança de Deus, e tenho dificuldade de ver Deus como uma máquina. Nossas emoções/sentimentos, nosso cansaço, afeta no desempenho das outras partes do nosso ser; na realidade tudo afeta o nosso ser. E até mesmo máquinas precisam de manutenção para prolongar a vida útil delas.

Pra mim é praticamente impossível falar de descanso e não lembrar do shabat, que traduzimos de maneira equivocada para sábado, mas que literalmente significa descanso. Sim o shabat é necessário para o nosso bem estar, mas acima de tudo para a nossa relação com Deus. Mente e corpo cansados fazem coisa errada, fazem besteira, portanto, descansar em Jesus é a única forma para uma vida boa com Deus, uma vida saudável e sem pecados nos quais você poderá se arrepender no futuro. Você já conviveu com pessoas que vivem em derredor do seu problema, e percebeu o quanto que aquilo drena as suas forças e te leva a um esgotamento, a sensação é que aquilo é um buraco negro que te arrasta para dentro.

A forma como fomos criados nos leva a perceber a necessidade de descansar. Vivemos o dia e dormimos, o Senhor dá aos seus enquanto dormem, essa é o testemunho do salmista. Depois de um período de trabalho semanal, recebemos o descanso do fim de semana. Após um tempo anual de trabalho, um dos direitos adquiridos são as famosas férias. Esses momentos diários semanais e anuais são extremamente fundamentais para a nossa sanidade. Mesmo assim, você já saiu de férias e sentiu-se tão cansado quanto antes.

 

Estou quase a desfalecer
Dores vem, me fazem enfraquecer

Mas posso Te encontrar em meu espírito
Estar imerso em Tua paz
Continuar assim a caminhar (Descanso, Oficina G3)

 

 A minha espiritualidade teve boa parte da sua formação a partir do rock. Quem começou o meu discipulado gostava muito e colocou isso sobre a minha vida. Nos últimos dias voltei para essas bandas evangélicas de rock, numa busca por descanso. E a letra que está acima mostra uma verdade fundamental do descanso, e ela consiste em que continuamos a nossa jornada. O cansaço que experimentamos não faz com que o mundo a nossa volta pare, e muito menos que ele cesse. Então o processo é voltar-se para Deus e voltarmos para o caminho, num ciclo continuo.

Deus coloca meios pelos quais podemos descansar. Sim, falei sobre dormir, folga e férias, porém esses não são os únicos meios para descansar. Acredito que podemos/devemos desenvolver hobbys pelos quais podemos sair de rotinas pesadas e nos voltarmos para coisas leves e lúdicas que trazem renovo a nossa existência. Já há alguns anos que leio mangá, leitura leve e lúdica. Algum tempo atrás fui para a fotografia, em outros momentos para o futebol. Nessa hora é importante ver o que serve e se adequa a sua realidade, e sobre quem você é.

Há uma outra forma de descanso, e essa é bem singular. Desde o ano passado tenho uma banda de rock, o devaneio de hoje me lembra dela. Primeiro, por causa de como é um refrigério tocar com os meus amigos depois de um tempo de trabalho, isso é graça de Deus dentro do meu cotidiano, onde recebo bençãos através da vida de meus amigos, é claro que quando toco com o louvor da minha igreja o efeito é muito semelhante. Segundo, o nome da minha banda aponta para o que temos escrito por aqui, Restfy traduzido pode ser descanso/descansar; e isso tem a ver com quando começamos ela, Queremos que Jesus seja o nosso descanso; Queremos ser leves como banda (não no tipo de som kkkk); Queremos que o evangelho liberte pessoas de seus fardos pesados (pecados).

Chegou até aqui, tudo neste ambiente são devaneios, pensamentos aleatórios que tento colocar em algum lugar, não é pra ser um texto coeso, com início, meio e fim. Seja bem vindo! Continue conosco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Devaneios sobre cura

Devaneios sobre a idade

Devaneios sobre o Salmo 46.10