O Cristão e a Política
Eu sei que ainda é cedo. As campanhas eleitorais nem começaram. Entretanto, esse tema deve estar, ou melhor, está presente em nosso cotidiano. A política faz parte da nossa sociedade. Ela está aí. Talvez você não tenha levado isso em consideração. Na verdade, deixamos esse tema de lado é só pensamos nele a cada dois anos (às vezes nem isso). Na verdade ficamos com o jargão: "política e religião não se discute". Toda vez que não tomamos postura em alguns assuntos ficamos alheio ao que outros assumem para sua vida. Por que o crente precisa opinar sobre política? Creio que a resposta vem diretamente da palavra de Deus.
Primeiro, revelando a Soberania de Deus. Ele tem todo poder em suas mãos, nada foge do seu controle. Qualquer pessoa que é eleita numa eleição é permissão do Criador. Mesmo que a pessoa que adentrou seja corrupta, Deus permitiu que ela ali entrasse para demonstrar ao povo o quão distante eles estão da vontade Soberana de Deus.
Segundo, os cristãos não são alienígenas. Muitos crentes não querem tratar do tema política, pois creem que esse tema não deve ser discutido. Uma segunda causa é por acreditarem que não devem se envolver com coisas dessa terra. Porém, como não se envolver? Foi neste mundo, país que Deus nos colocou para ser sal e luz.
Terceiro, todo governo corrupto é reflexo do pecado na humanidade. Muitos perguntam: "Sendo Deus bom como pode ter tanta maldade?" Na verdade a maldade vai existir porque o ser humano é envolto plenamente no pecado. Esse pecado impede o homem de realizar o bem, e tende ele para a prática do mal. Isso em todas as esferas de vida humana, na social, na psicológica, inclusive na esfera política.
Quarto, o cristão deve obedecer à lei e ser um bom cidadão. De acordo com a palavra de Deus os seguidores de Jesus são obrigados a obedecer os governantes, pois eles foram colocados ali pela vontade de Deus. Isso não significa que devemos ser bobos e relevar toda corrupção. Mas sim, obedecer o que está legislado e lutar por uma sociedade mais justa.
Quinto, o cristão deve pensar na sociedade. Quando o povo de Deus saiu da terra do Egito rumo a Canaã recebeu leis. Dentre essas leis existiam as que eram para cuidar dos necessitados, como órfãos, viúvas e dos estrangeiros. Em todo o Antigo Testamento isso é levado em consideração, no Novo Testamento os apóstolos escolheram pessoas para cuidarem só dessa área, assim começou o serviço de diaconia. Pois, a igreja pensa no cuidado da sociedade.
Obrigado por acompanhar esse blog. Deus te abençoe!
Pr. Lourival Pupo
Comentários
Postar um comentário